Faesp Informa: São Paulo lidera setor de agtechs e recebe investimento de R$ 13,5 milhões
13/03/2025 - Estado concentra 43,2% das startups do agro no país e investe em inovação para o setor
Fonte: Sistema Faesp/Senar SP
O estado de São Paulo concentra o maior número de startups voltadas ao agronegócio no Brasil. Segundo levantamento da Radar Agtech Brasil, feito em parceria com a Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens, há 845 empresas de tecnologia agrícola instaladas no estado, o que representa 43,2% do total nacional.
As regiões com maior presença de agtechs são o Sul e o Sudeste, com destaque para Rio Grande do Sul (9,9%), Paraná (9,3%), Minas Gerais (8,6%) e Santa Catarina (6,8%). No território paulista, a cidade de São Paulo lidera em número de startups, seguida por Piracicaba, Ribeirão Preto e Campinas.
Essas empresas desenvolvem soluções inovadoras para o agro, abrangendo desde softwares de monitoramento e automação até inteligência artificial, novos modelos de comercialização, logística e serviços financeiros. Para impulsionar o setor, o Governo de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), criou o programa AptaHub.
Com um investimento de R$ 13,5 milhões, o programa oferece capacitação, mentorias e conexão direta com o mercado. Além disso, disponibiliza sete espaços em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Santos para o desenvolvimento de startups, com ambientes colaborativos e estrutura voltada à inovação no agronegócio.
O AptaHub também conecta empreendedores, startups e pesquisadores às sete instituições da Apta: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional.