Relatório da FAESP detalha custos da agropecuária em São Paulo

28/03/2025 - Preços da maioria dos fertilizantes caíram em fevereiro, mas acumulam altas expressivas ante igual período do ano anterior.

Fonte: Sistema Faesp/Senar SP

03-2025-insumos-banner-1024x546.jpg

A Faesp disponibiliza a edição n° 37 do Relatório de Acompanhamento Mensal dos Preços de Insumos referente aos preços praticados em São Paulo no mês de fevereiro, elaborado pelo Departamento Econômico a partir de dados da CNA/ESALQ-USP (Campo Futuro).

 

Os preços de fertilizantes tiveram queda mensal em fevereiro deste ano,  porém acumulam aumentos de 1,3% a 38,2% no comparativo em 12 meses. O preço do fertilizante formulado 10-10-10 recuou 9,5%, embora, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor de fevereiro ainda seja 13% superior.

 

No caso do Nitrato de Amônio granulado, observou-se queda mensal de 7,1% nos preços, porém estes ainda superam em 8,2% os valores praticados em fevereiro de 2024. Outro item que acumula alta na variação de 12 meses é o MAP granulado, que em fevereiro deste ano custava 38,2% a mais que no mesmo período do ano passado.

Diesel, etanol e gasolina continuam a escalada de preços, com aumentos anuais de 7,7%, 23% e 10,4% respectivamente. No grupo de medicamentos e vacinas, o imunizante contra brucelose teve aumento de 19% em fevereiro e acumula alta anual de 35,6%. Na comparação com fevereiro de 2024, destaca-se também o aumento no preço do antitóxico, que subiu 27,4%.

 

Clique na imagem abaixo para acessar o relatório completo, que inclui outros grupos de insumos: Biológicos, Corretivos, Máquinas, veículos e implementos, Rações e suplementos, Sementes e Mudas e outros. São mais de 50 itens com informações sobre variação de preços para que os produtores fiquem atentos ao impacto dos custos na produção agropecuária. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.