Faesp Informa: Juros elevados são barreira à inovação no campo

16/09/2024 - Estudo da Fiesp revela que o custo inicial para adesão a novas tecnologias é o principal gargalo do setor agrícola.

Fonte: Sistema Faesp/Senar SP

09-2024-inovacao-banner-1024x546.jpg

          Os juros elevados são apontados como o maior obstáculo para que produtores rurais brasileiros invistam em tecnologia, segundo o Monitor de Tendências do Agronegócio, da Fiesp.

 

          O estudo, que ouviu 514 produtores de diferentes regiões, revela que 45% consideram o custo inicial de novas tecnologias a principal barreira à inovação. Além disso, 29% veem o crédito caro como problema, e 24% mencionam a conectividade limitada no campo.

 

          A pesquisa, realizada entre março e maio de 2023, incluiu produtores de soja, milho, café, algodão, cana-de-açúcar e pecuária. Dois terços dos entrevistados já buscaram financiamento para suas operações, sendo os bancos oficiais a principal fonte de crédito, responsáveis por 43% dos recursos.

 

          Contudo, muitos citaram o alto custo como impedimento para acessar o seguro rural, e apenas 6% utilizaram mecanismos financeiros como LCA ou CRA. Outro desafio é a comercialização de produtos, que ocorre principalmente via cooperativas e corretores. Apenas grandes produtores usam ferramentas de hedge.

A adoção de bioinsumos está crescendo, especialmente em lavouras de soja, algodão e cana, mas o custo elevado, dificuldade de aplicação e falta de conhecimento ainda limitam sua expansão.