FAESP divulga o primeiro levantamento da safra de laranja no cinturão citrícola de São Paulo

29/05/2023  - As informações são fundamentais para o planejamento estratégico e a tomada de decisões pelos produtores do setor citrícola.

Fonte: Sistema FAESP/SENAR

safra_laranja.jpg

          A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) apresentou os resultados do primeiro levantamento da safra de laranja no cinturão citrícola do estado de São Paulo. O relatório, desenvolvido pelos técnicos do Departamento Econômico da FAESP, reúne e analisa os dados divulgados pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat e os professores titulares da FEA-RP/USP e da FCAV/UNESP.

 

          Segundo o estudo, espera-se uma produção de 309,4 milhões de caixas de laranja na safra 2023/2024, representando uma queda de 1,5% em relação à safra anterior, que totalizou 314,2 milhões de caixas. A redução na produção é atribuída ao ciclo bienal negativo desta safra, resultando em menor carga de frutos por árvore. No entanto, os especialistas responsáveis pelo levantamento ressaltam perspectivas positivas em relação a outros aspectos da safra. Prevê-se um aumento no peso médio dos frutos, o que pode compensar parcialmente os efeitos negativos do ciclo bienal, além de uma redução na taxa de queda prematura das laranjas, o que contribuirá para minimizar os impactos sobre o volume de produção.

 

          Acesse o link abaixo para consultar o relatório completo:

          2023.05-1o-Levantamento-da-safra-de-laranja